Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parecer da AGU dá aval para Eletrobras vender participações em empresas

    há 6 anos

    A legislação brasileira autoriza expressamente a Eletrobras a comprar participações em outras empresas, razão pela qual a estatal também pode, logicamente, vendê-las. É o que estabelece parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que permitirá à Eletrobras leiloar, no próximo dia 28/09, as participações que detém em 71 sociedades de propósito específico (SPEs).

    As sociedades foram criadas pelas empresas controladas pela Eletrobras para construir e administrar projetos específicos de geração e transmissão de energia. A dúvida sobre a possibilidade jurídica de a estatal vender as participações detidas em tais empresas surgiu a partir da liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Ricardo Lewandowski, que condicionou as alienações a prévia autorização legal.

    No entanto, o parecer da AGU esclarece que tal autorização legislativa já foi dada pelo art. 15, § 1, da Lei nº 3.890-A/61 (lei de criação da Eletrobras)– que expressamente previu que a estatal poderia adquirir participações em outras sociedades do setor de energia. Logo, conclui o parecer, também está a empresa apta a vender tais participações, uma vez que não seria possível obrigar ela, sem qualquer fundamento, a manter posições acionárias que adquiriu não por imposição legal, mas por decisão empresarial.

    “Ao fazer os investimentos, a Eletrobras tinha a legítima expectativa de que poderia desinvestir, sob pena de engessar a si própria”, resume trecho do documento.

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parecer-da-agu-da-aval-para-eletrobras-vender-participacoes-em-empresas/628590144

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)