Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Parecer da AGU autoriza uso das forças de segurança na escolta de trens em ferrovias

    há 6 anos

    A advogada-geral da União, Grace Mendonça, aprovou parecer que autoriza o emprego das forças de segurança pública no desbloqueio de ferrovias e escolta de trens que transportem produtos essenciais. A manifestação está amparada no Decreto 9.382/2018, que prevê a atuação dos órgãos de segurança em operações de Garantia da Lei e da Ordem e na desobstrução das vias públicas.

    O parecer tem como objetivo prevenir sabotagens no funcionamento da malha ferroviária que interrompam o escoamento da produção. Além dos bloqueios de rodovias federais por conta da paralisação dos caminhoneiros, o comando das Forças Armadas identificou ações dos grevistas para impedir a circulação de trens. Foram identificados, inclusive, atos de vandalismo contra ferrovias no Mato Grosso do Sul.

    A manifestação da AGU ressalta que o Decreto 9.382/2018 prevê o emprego das Forças Armadas para desobstrução de vias públicas em todo o território nacional, com apoio dos órgãos de segurança estaduais caso seja necessário. O parecer também atesta que a integração do subsistema ferroviário ao Sistema Nacional de Viação caracteriza as ferrovias como vias públicas (Lei nº 12.379/2011).

    “Em conclusão, as Forças Armadas deverão adotar ações de caráter preventivo e repressivo necessárias para assegurar o resultado das operações na Garantia da Lei e da Ordem, especialmente, no caso, destinadas à preservação da incolumidade das vias públicas férreas”, salienta a manifestação jurídica.

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/parecer-da-agu-autoriza-uso-das-forcas-de-seguranca-na-escolta-de-trens-em-ferrovias/591474983

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)