Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU mantém apreensão de embarcação usada no transporte ilegal de madeira no Pará

    há 6 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu na Justiça que fossem devolvidas ao proprietário uma balsa e um rebocador apreendidos por uma patrulha da Marinha no rio Anapú, no Pará, sendo utilizados para o transporte ilegal de madeira.

    No momento da apreensão, realizada em 2013 no município de Portel, a 270 quilômetros da capital paraense, as embarcações levavam 522,4 m³ de madeira em tora de 28 espécies nativas, segundo laudo de infração do Ibama.

    O proprietário chegou a obter decisão favorável na 9ª Vara Federal do Pará para liberar as embarcações, avaliadas em R$ 800 mil, alegando que elas foram alugadas antes da apreensão e que a carga era de responsabilidade do locatário.

    Mas a Procuradoria Federal no Pará (PF/PA) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama recorreram e conseguiram reformar a decisão junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1).

    No recurso, as unidades da AGU demostraram que a apreensão de bens utilizados para cometer ilícito ambiental tem como objetivo impedir a continuidade do delito e está prevista no artigo 72 da Lei 9.605/98 e no Decreto 6.514/08.

    Impunidade

    As procuradorias ressaltaram que a proteção do meio ambiente deve ter prioridade em relação ao direito de propriedade e que a liberação das embarcações reforçaria a impunidade, já que apenas a multa não seria suficiente para desencorajar o infrator.

    “A realidade do desmatamento e transporte clandestino de produtos da Floresta Amazônica é alarmante, razão pela qual a efetividade social da legislação tutelar do meio ambiente é medida que se impõe, e a apreensão dos produtos e instrumentos de infrações ambientais é um dos meios adotados, legalmente, pela administração pública, para alcançar essa efetividade”, argumentaram.

    Ao acolher os argumentos da AGU e modificar a sentença, o TRF1 destacou que o direito de propriedade não é absoluto e que deve ser submetido aos interesses da sociedade, entre eles o de “desfrutar de meio ambiente ecologicamente equilibrado”.

    “Em direito ambiental aplica-se, também, o princípio da solidariedade, resultando patente a responsabilidade civil, criminal e administrativa de todos os que concorreram para a infração ambiental”, acrescentou a decisão.

    A PF/PA e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 32660-65.2013.4.01.3900 – SJPA.

    Marco Antinossi

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações15
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-mantem-apreensao-de-embarcacao-usada-no-transporte-ilegal-de-madeira-no-para/553192240

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)