Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU confirma multa aplicada por qualidade ruim da água em aeroporto de Belém

    há 6 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) confirmou na Justiça a regularidade de uma multa de R$ 30 mil aplicada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) à Infraero por fornecer água potável fora dos padrões para consumo humano no aeroporto Júlio César, em Belém (PA).

    Em maio de 2009, amostras colhidas pela Anvisa em diversas áreas do aeroporto apresentaram ausência de cloro e presença de coliformes, o que, segundo os fiscais da agência, poderia representar risco à saúde dos usuários.

    Responsável pela administração do terminal, a Infraero foi multada em R$ 15 mil pela vigilância sanitária, valor que foi dobrado pela reincidência no descumprimento das exigências legais.

    A Infraero acionou a Justiça com o objetivo de anular a multa, mas a Procuradoria Federal no Pará (PF/PA) e a Procuradoria Federal (PF) junto à Anvisa demonstraram a legalidade e constitucionalidade da autuação.

    As unidades da AGU esclareceram que a Infraero transgrediu resolução da Anvisa que obriga aeroportos a manter programa de controle da qualidade da água, “em nítido descaso no cumprimento da legislação sanitária”.

    Atribuição

    As procuradorias também ressaltaram que a aplicação da multa insere-se no exercício do poder regulamentar da Anvisa, em conformidade com a Lei 9.782/99 – que confere atribuições de controle sanitário de portos, aeroportos e postos de fronteiras à autarquia.

    Responsável pelo julgamento da ação, o juiz da 1ª Vara Federal do Pará acolheu os argumentos da AGU e negou os pedidos da Infraero, reconhecendo não existir qualquer ilegalidade na atuação da Anvisa.

    A PF/PA e a PF/Anvisa são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária 27608-88.2013.4.01.3900 – SJPA.

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações45
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-confirma-multa-aplicada-por-qualidade-ruim-da-agua-em-aeroporto-de-belem/552162308

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)