Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    União e Rio devem assinar termo sobre atuação de área jurídica durante intervenção

    há 6 anos

    A União e o estado do Rio de Janeiro devem assinar, nos próximos dias, um memorando de entendimentos que vai delimitar a atuação das instituições de representação do Estado durante o período de intervenção federal na segurança pública fluminense.

    A medida foi acertada em reunião realizada nesta terça-feira (20) entre a advogada-geral da União, Grace Mendonça, e o procurador-geral interino do Rio de Janeiro, Cláudio Pierucetti, na sede do órgão jurídico estadual.

    A iniciativa decorre da necessidade de alinhamento quanto aos eventuais questionamentos judiciais acerca de atos decorrentes da intervenção. O documento a ser assinado deve trazer qual será a atribuição de cada instituição no período e descrever situações que demandam a atuação do órgão jurídico federal ou estadual.

    Mas apesar de terem acertado a assinatura de documentos que delimita a esfera de competência de cada um, AGU e PGE/RJ deverão atuar integradas na estratégia jurídica, inclusive com o compartilhamento de informações e teses a serem desenvolvidas em juízo.

    “Manteremos um estreito diálogo e, nos próximos dias, efetivaremos procedimentos voltados ao enfrentamento conjunto dos desafios inerentes à intervenção. Temos como objetivo comum de garantir segurança jurídica às ações que serão necessárias para resguardar a população do Estado do Rio de Janeiro”, explicou a advogada-geral.

    A AGU deve trabalhar nos próximos dias numa minuta do documento, que deve ser assinado ainda esta semana.

    Assessoria de Comunicação

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/uniao-e-rio-devem-assinar-termo-sobre-atuacao-de-area-juridica-durante-intervencao/546958784

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)