Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Mantido ato normativo da Anac sobre tarifas de vôos internacionais

    há 15 anos

    A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) conseguiu manter ato normativo da diretoria da Agencia Nacional de Aviacao Civil (Anac) que altera a política tarifária de vôos internacionais regulares com origem no Brasil.

    O Sindicato Nacional de Empresas Aeroviárias (SNEA) entrou com pedido de liminar para suspender o ato na 9ª Vara Federal do Distrito Federal. Alegou que o processo de elaboração da Resolução nº 61/08 teria sido incorreto por não ter convocado audiência pública prévia, conforme manda a Lei 11.182/05, que cria a Anac, e o Decreto 5.731/06, que a regulamenta. Argumentou, também, que a norma afetaria os interesses dos usuários do transporte aéreo.

    A Procuradoria demonstrou que foi publicado Aviso de Convocação de Consulta Pública, no Diário Oficial da União, em 05/09/2008. O próprio sindicato respondeu à convocação e apresentou uma série de considerações sobre a Resolução nº 61.

    O juiz da 9ª Vara mostrou que os artigos 27 e 28 da Lei 11.182/05 prevêem duas formas de tornar pública a participação de terceiros na elaboração das normas: audiência ou consultas públicas.

    Se as contribuições do sindicato não foram aceitas, não são motivos para que se volte contra o texto aprovado. Discordar faz parte do processo democrático, acrescentou.

    O juiz declarou, ainda, que as alegações do SNEA não passam de mera falácia, calcadas em premissas equivocadas, até mesmo de manifesta litigância de má-fé.

    A PRF1 é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações25
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mantido-ato-normativo-da-anac-sobre-tarifas-de-voos-internacionais/536598

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)