Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU bloqueia R$ 9,2 milhões de inventário para devolução de verba pública desviada

    há 6 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou, na Justiça Federal, a necessidade de bloqueio de até R$ 9,2 milhões de inventário de bens para assegurar a devolução de recursos federais aplicados indevidamente. A atuação tem respaldo no Código Civil, que autoriza a cobrança das dívidas em nome do falecido do total da herança.

    O Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o pagamento do valor após julgar irregulares as contas do convênio nº 095/2001, celebrado entre a Secretaria de Estado do Emprego e Relações do Trabalho de São Paulo e a Associação para Projetos de Combate à Fome (Ágora), atualmente extinta. Os recursos foram repassados pelo Ministério dos Esportes.

    De acordo com os advogados da União, o pedido de bloqueio do valor no âmbito do inventário foi necessário depois de tomarem conhecimento da morte do gestor condenado no acórdão da Corte de Contas. A medida se antecipa à partilha dos bens, o que dificultaria a recuperação do valor desviado.

    Outros dois réus no processo foram condenados a pagar a quantia solidariamente, mas não foram encontrados bens em condições de bloqueio.

    Condenação

    Os gestores do convênio foram condenados pelo TCU por várias irregularidades, como compra sem justificativa de vales-transporte e lanches, despesas realizadas depois de encerrado o prazo de vigência, despesas não comprovadas, não-realização de cursos de formação e falta de comprovação da aplicação da contrapartida.

    Notificados para realizar o pagamento do débito, os gestores não fizeram o recolhimento dos valores, o que exigiu o ajuizamento da ação de execução pela Advocacia-Geral da União.

    De acordo com o artigo 71 da Constituição Federal, em seu parágrafo 3º, as decisões do TCU que resultem em débito ou multa toram-se título executivo que pode ser cobrado em juízo caso os condenados não paguem a dívida.

    O pedido de bloqueio foi acolhido pela 19ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal.

    Atuou no processo a Procuradoria-Regional da União da 1ª Região, unidade da Procuradoria-Geral da União, que é órgão da AGU.

    Ref.: Processo nº 9596-32.2017.4.01.3400 – 19ª Vara do Distrito Federal.

    Wilton Castro

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações106
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-bloqueia-r-92-milhoes-de-inventario-para-devolucao-de-verba-publica-desviada/531560389

    Informações relacionadas

    Confira 20 direitos do consumidor que você tem, mas talvez não saiba

    Superior Tribunal de Justiça
    Súmulahá 31 anos

    Súmula n. 83 do STJ

    Formas de Constituição do Crédito Tributário

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)