Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Servidor público não pode advogar contra autarquia que o remunera

    há 7 anos

    Servidor público não pode exercer advocacia contra o ente público que o remunera. Foi o que a Advocacia-Geral da União (AGU) demonstrou no âmbito de um mandado de segurança impetrado por servidor do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) solicitando a reativação do controle de recepção prévia no edifício onde trabalha.

    Segundo o servidor, que trabalha atendendo ao público interessado na obtenção de certificados de imóveis rurais, a desativação do controle prévio do acesso às dependências do prédio havia tornado o local inseguro para o trabalho.

    Entretanto, a AGU alertou que, legalmente, o impetrante não poderia, enquanto servidor do Incra, processar a autarquia. Isso porque ele estava advogando em causa própria no mandado de segurança e o artigo 30 do Estatuto da Advocacia veda expressamente que uma pessoa atue contra a Fazenda Pública que a remunera.

    Mais segurança

    Os procuradores federais também argumentaram que a ação não tinha mais razão de ser, uma vez que o Incra já havia reestabelecido o controle prévio de entrada no prédio do servidor e que, além disso, o Incra estava adotando uma série de medidas para reforçar a segurança no local, incluindo a realização de uma licitação para instalar vigilância monitorada.

    A 2ª Vara Federal do Tocantins acolheu a fundamentação apresentada pela AGU e extinguiu a ação sem resolução do mérito, em razão da ausência de capacidade postulatória da parte autora – um pressuposto para o regular processamento da causa pela Justiça.

    Aturaram no caso a Procuradoria Federal Especializada junto ao Incra e a Procuradoria Federal no Tocantins. Ambas são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Mandado de Segurança nº 1000106-82.2017.4.01.4300 – Justiça Federal do Tocantins

    Maria Giullia Bifano/Raphael Bruno

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações267
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/servidor-publico-nao-pode-advogar-contra-autarquia-que-o-remunera/471185378

    Informações relacionadas

    Associação Brasileira de Advogados
    Notíciashá 8 anos

    O novo Código de Ética e Disciplina e as relações entre o advogado e o cliente.

    Priscila dos S S Ribeiro, Advogado
    Modeloshá 8 anos

    [Modelo] Procuração Receita Federal

    Pensador Jurídico, Advogado
    Modeloshá 4 anos

    [Modelo] Declaração de residência

    Notíciashá 21 anos

    Impedimento do art. 30, inc. I, do Estatuto da OAB

    Petição Inicial - TRF03 - Ação de Indenização por Danos Materiais e Morais ao Patrimônio Público pelo Rito Sumário - Procedimento Comum Cível - de Instituto Nacional de Colonizacao e Reforma Agraria Incra

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Primeiramente, parabéns pelo conteúdo enriquecedor.

    Sou servidor concursado do Município, ocupando o cargo de Técnico em Gestão Pública Municipal, o qual exige como requisito mínimo a aprovação em Ensino Médio. Acabei de ser aprovado no Exame de Ordem e gostaria de saber se posso atuar na advocacia particular, conjuntamente. Ressalto que não tenho poder de decisão frente terceiros nem ocupo cargos de chefia/direção.

    Desde já agradeço. continuar lendo