Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU confirma no Supremo que União pode reter parte da receita de ICMS do RJ

    há 7 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, perante o Supremo Tribunal Federal (STF), decisão que julgou improcedente a pretensão do Estado do Rio de Janeiro de anular cláusulas de contratos de refinanciamento de dívidas daquele Estado com a União que permitem a esta sacar recursos relativos ao Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em contas do Estado em caso de atraso no pagamento.

    O Estado do Rio buscava na ação impedir o “bloqueio” de recursos de ICMS em suas contas pela União, sob a alegação de que os mecanismos de execução da dívida do Estado previstos nos contratos consagraria a autoexecutoriedade de dívidas pecuniárias e seria feita sem respeitar o devido processo legal, o contraditório ou ampla defesa do Estado.

    No entanto, a AGU sustentou que o pedido deveria ser rejeitado, uma vez que não seria possível anular “quaisquer cláusulas dos contratos impugnados sem se determinar a anulação do inteiro teor dos pactos, pois a União somente concedeu o refinanciamento da dívida dos Estados mediante garantia real e efetiva de que receberia o valor refinanciamento nos prazos pactuados, sem a qual a assinatura dos contratos não teria se concretizado sob hipótese alguma”.

    Além disso, a AGU defendeu a constitucionalidade dos dispositivos contratuais impugnados, em face das previsões contidas no parágrafo único do art. 160 e no § 4º do art. 167 da Constituição, bem como a sua conformidade com os termos do art. da Lei nº 9.496/97 e do art. 40, § 1º, II, da Lei de Responsabilidade Fiscal.

    Legislativo

    A AGU também ressaltou que a retenção de receitas acordadas pelo Estado do Rio de Janeiro foi devidamente autorizada por seu Poder Legislativo, o que inviabiliza qualquer alegação de ofensa ao pacto federativo e à autonomia estadual.

    Acolhendo os argumentos da AGU, o relator, ministro Ricardo Lewandowski, observou não haver qualquer vício que pudesse macular o contrato entre a União e o Rio de Janeiro, firmado livremente pelas partes. A decisão que julgou improcedente o pedido do estado reconheceu a constitucionalidade e a legalidade da retenção feita pela União para garantir seus créditos em face dos débitos do estados.

    Atua no processo a Secretaria-Geral de Contencioso, órgão da AGU responsável por representar a União no STF.

    Ref.: Ação Cível Originária nº 664/RJ – STF.

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-confirma-no-supremo-que-uniao-pode-reter-parte-da-receita-de-icms-do-rj/441966825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)