Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias garantem apreensão de madeira mantida ilegalmente em depósito no Pará

    há 12 anos

    Data da publicação: 19/03/2012

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a apreensão de 247 m³ de madeira serrada, das espécies angelim, cumaru, freijó, ipê e jatobá, que eram armazenados sem licença ambiental pela Indústria Madeireira da Amazônia, no Pará. A decisão também manteve a multa de R$ 99 mil aplicada pelos fiscais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama).

    O responsável pela empresa tentou anular as penalidades judicialmente. Mas, a Procuradoria Federal no estado do Pará (PF/PA) e a Procuradoria Federal Especializada junto à autarquia ambiental (PFE/Ibama) alegaram que o Ibama agiu no estrito cumprimento de sua missão institucional e no uso do poder de polícia que lhe é conferido pela legislação.

    Os procuradores federais afirmaram que a Lei 9.605/98 é clara ao determinar que para o armazenamento e comércio de carga de produtos vegetais é imprescindível a autorização prévia do Ibama. Ressaltaram que dispositivos do Decreto nº 3.179/99 reforçam esse entendimento.

    As procuradorias também apontaram que, obedecendo o devido processo legal, os fiscais do Ibama, ao emitirem a autuação, informaram ao infrator a possibilidade de contestar as penalidades administrativamente, respeitando os princípios do contraditório e da ampla defesa. Destacaram que ele recorreu à autarquia e teve o pedido negado, diante da comprovação das ilegalidades.

    A 9ª Vara da Seção Judiciária do Pará acolheu integralmente os argumentos das procuradorias da AGU e negou a suspensão da multa e da apreensão.

    A PF/PA e PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 24945-74.2010.4.01.3900 - 9ª Vara da Seção Judiciária do Pará

    Juliana Batista

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-garantem-apreensao-de-madeira-mantida-ilegalmente-em-deposito-no-para/3057960

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)