Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU assegura no STF validade de decreto que destinou Fazenda Laço de Ouro no MT para assentamento de famílias rurais

    há 12 anos

    Data da publicação: 15/12/2011

    A Advocacia-geral da União (AGU) conseguiu manter, no Supremo Tribunal Federal (STF), a desapropriação da Fazenda Laço de Ouro, em Três Lagoas, Mato Grosso. O Decreto presidencial que destinou a área para a reforma agrária foi questionado no Tribunal por meio de um Mandado de Segurança impetrado pelo proprietário da terra.

    Por maioria de votos, na sessão desta quarta-feira (14/12) o plenário do STF negou o pedido de anulação do decreto. O autor questionava um laudo do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que considerou o imóvel como grande propriedade e, portanto, passível de desapropriação.

    Para o proprietário, este laudo deveria ter excluído do cálculo da área total a parte do imóvel considerada inaproveitável, conforme artigo 50, parágrafos 3º e da Lei 4.504/64 (Estatuto da Terra). Fazendo-se essa exclusão, dizia o impetrante, o imóvel ficaria com tamanho menor de 15 módulos rurais (média propriedade rural), portanto insuscetível de desapropriação, como diz o artigo 185, inciso I, da Constituição Federal de 1988.

    A AGU explicou que o procedimento adotado pelo Incra para auferir a dimensão do imóvel foi perfeitamente legal. "A exclusão das áreas inaproveitáveis para dimensionar o tamanho da propriedade só tem pertinência no momento de se calcular a produtividade do imóvel para fins fiscais, e não no instante de se calcular a dimensão da área para desapropriação", defendeu a Advocacia-Geral.

    A Secretaria-Geral de Contencioso (SGCT) da AGU também lembrou que no julgamento dos Mandados de Segurança 24.573, 24.719 e 24.924 o STF enfrentou a questão da definição do número de módulos fiscais para classificação do imóvel passível de desapropriação, destacando que, para o dimensionamento da área, "deve ser levada em consideração toda a sua extensão e não apenas a área aproveitável".

    Fiscal

    A decisão do STF foi tomada com base no voto do ministro Luiz Fux, que entendeu que não há razão para anular o decreto. Segundo ele, para o cálculo da área de um imóvel rural para fins de desapropriação, deve ser considerada a área total da propriedade. O artigo 50 do Estatuto da Terra, frisou o ministro, fala em módulo fiscal, e cabe apenas para o cálculo de imposto a ser pago pelo proprietário.

    Acompanharam o ministro Fux, no sentido do indeferimento do mandado de segurança, a ministra Cármen Lúcia e os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski, Ayres Britto, Gilmar Mendes e Cezar Peluso.

    Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações41
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-assegura-no-stf-validade-de-decreto-que-destinou-fazenda-laco-de-ouro-no-mt-para-assentamento-de-familias-rurais/2969203

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)