Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advocacia-Geral garante revitalização do Porto de Manaus para Copa do Mundo FIFA 2014

    há 13 anos

    A Empresa de Revitalização do Porto de Manaus não pode realizar qualquer obra ou investimento na área do Porto de Manaus (AM), sem autorização da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O posicionamento, defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU), foi acolhido pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), no julgamento de recurso da empresa. O porto será revitalizado para a Copa do Mundo FIFA 2014 e as obras da empresa prejudicam o projeto.

    A Justiça de primeira instância concedeu liminar em favor da Antaq e do Ministério Público Federal (MPF) para proibir as construções no porto, especialmente àquelas destinadas à implantação de camelôs ou congêneres. Fixou, ainda, multa diária de R$ 500 mil, em caso de descumprimento. A AGU destacou na ação a importância da suspensão do trabalho da empresa para a execução das obras de revitalização do Porto de Manaus, destinada à realização da Copa 2014.

    A empresa entrou com recurso no TRF1, alegando que não faz sentido o magistrado impedir a realização das obras, pois haveria decisão judicial determinando a demolição da área popularmente conhecida como camelódromo e a destruição da parte já construída, em outro processo movido pela Antaq e o MPF. Além disso, em outra decisão, o TRF1 reconheceu o direito da empresa de cumprir o Contrato de Arrendamento, firmado coma Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias do estado do Amazonas, sem interferência da autarquia.

    Ao analisar o recurso, entretanto, o Tribunal concordou com a defesa da AGU no sentido de que a não repactuação dos contratos vigentes não tem o poder de tornar a empresa imune à ação fiscalizadora da Antaq, que tem fundamento legal no artigo 27, inciso XVII, da Lei nº 10.233/01. "Não fosse assim, ficaria sem propósito a criação de agências reguladoras de importantes setores da economia nacional", diz a sentença.

    De acordo com o Tribunal não existe direito adquirido a "não se submeter a determinada entidade fiscalizadora", assim como "não há como afastar os projetos desenvolvidos pela ora agravante do crivo da Antaq, agência fiscalizadora das atividades aquaviárias e criada exatamente pela União, o poder delegante dos serviços explorados pela Empresa de Revitalização do Porto de Manaus S.A." A decisão do TRF manteve a determinação para a empresa demolir as obras que não foram autorizadas pela Agência.

    Atuaram no caso o Grupo Executivo de Acompanhamento das Ações do Programa de Aceleracao do Crescimento (Gepac), a Procuradoria-Geral Federal, a Procuradoria-Geral da União, as Procuradoria Regionais Federal e da União na 1ª Região, as Procuradorias Federais do Amazonas e da Antaq, a Procuradoria da União no Amazonas, e a Consultoria Jurídica do Ministério dos Transportes.

    Ref.: AI nº 0017975-84.2011.4.01.0000/AM - TRF-1ª Região

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-geral-garante-revitalizacao-do-porto-de-manaus-para-copa-do-mundo-fifa-2014/2664923

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)