Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Vitória no STJ garante revalidação de diploma obtido no exterior por universidades públicas

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), a revalidação de diplomas obtidos no exterior por universidades públicas federais. A atuação se deu por meio do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (PGF) e da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4), em defesa da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

    No caso, o aluno cursou Medicina, por meio de convênio realizado entre o Brasil e Argentina, na Universidad Abierta Interamericana. Alegava que ingressou com pedido de revalidação do diploma na UFSM e uma das exigências seria que os estudantes estrangeiros que obtivessem 75% de equivalência do currículo fariam prova escrita e prática. Para ele, tal determinação seria ilegal.

    Ao julgar o pedido, o juiz de primeiro grau e o Tribunal Regional Federal da 4ª Região concordaram com a tese do aluno contra a UFSM, para acabar com a exigência da realização de prova escrita e prática. A AGU então recorreu ao STJ, argumentando que a exigência da revalidação de diploma obtido no exterior está prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educacao Nacional (LDB 9394/96)é constitucional.

    O STJ acolheu os argumentos e destacou na decisão que a revalidação do diploma não fere os direitos daqueles que iniciaram o ensino superior antes dos efeitos dessa norma e o concluíram durante sua vigência. Ressaltou, ainda, que as universidades públicas brasileiras são competentes para verificar a equivalência dos estudos realizados no exterior aos correspondentes nacionais.

    O Departamento de Contencioso e a PRF4 são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Embargos de declaração (EDcl) no Recurso Especial 1.213.890/RS - Superior Tribunal de Justiça

    Daniela Boldrini/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações51
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/vitoria-no-stj-garante-revalidacao-de-diploma-obtido-no-exterior-por-universidades-publicas/2560372

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)