Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bloqueados bens de ex-prefeito de Ribeira do Amparo (BA) por irregularidades na prestação de contas de verbas federais repassadas ao município

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Vara Federal de Paulo Afonso, o bloqueio dos bens de ex-prefeito de Ribeira do Amparo (BA) por irregularidades na prestação de contas das verbas federais repassadas ao município baiano para executar projetos de ações sociais e comunitárias. A Justiça de 1ª instância determinou também a indisponibilidade do patrimônio da empresa Tatijane Souza de Carvalho e dos membros da comissão permanente de licitação do município à época.

    O Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) instaurou Tomada de Conta Especial para apurar a aplicação dos recursos repassados, após considerar que a documentação enviada sobre a prestação de contas não preencheu os requisitos necessários.

    Apesar de se tratar de licitação destinada à obra de engenharia, a empresa vencedora tem como atividade exclusiva o comércio atacadista de produtos de extração mineral, exceto combustível. As propostas de preços também apresentaram irregularidades.

    O Ministério constatou ainda ilegalidades no processo de licitação destinado à execução de projetos de ações sociais e comunitárias para a população carente, construção de creches e aquisição de equipamentos.

    Diante desses resultados, a Procuradoria da União na Bahia (PU/BA) ajuizou Ação Civil Pública solicitando a indisponibilidade dos bens dos envolvidos até o julgamento do caso. Os procuradores sustentaram que o MDS repassou R$ 100 mil ao município baiano e que o bloqueio visa garantir a reparação do dano causado ao erário, estimado atualmente em R$ 197 mil.

    O juízo Federal acolheu os argumentos, determinado o bloqueio de contas bancárias e de bens materiais dos envolvidos.

    A PU/BA é uma unidade da Procuradoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Civil Pública 4288-50.2010.4.01.3306 - subseção Judiciária de Paulo Afonso (BA)

    Bruno Lima/Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações37
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bloqueados-bens-de-ex-prefeito-de-ribeira-do-amparo-ba-por-irregularidades-na-prestacao-de-contas-de-verbas-federais-repassadas-ao-municipio/2538385

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)