Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU defende no STF legalidade do projeto de partilha de royalties do pré-sal

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) manifestação na qual defende a legalidade da Lei nº 12.276/10, que trata da exploração da camada do pré-sal e da distribuição de royalties. O governador do estado do Rio de Janeiro, Sergio Cabral, ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra o artigo 5º da Lei, que viabiliza a capitalização da Petrobrás e concede diretamente à empresa, sem licitação, o direito de explorar até 5 bilhões de barris de petróleo em campos do pré-sal.

    Na ADI, o governador alega que a concessão feita pela União não determina quais áreas do pré-sal serão exploradas pela Petrobrás. O dispositivo afirma apenas que a identificação e delimitação geográfica das respectivas áreas serão feitas por meio de livre negociação contratual entre a empresa e a União. Cabral defendeu ainda que não houve debate com os estados e municípios produtores sobre as áreas a serem exploradas e, tanto prefeitos, quanto governadores não tiveram conhecimento da medida.

    Na manifestação encaminhada ao STF, a Consultoria-Geral da União argumentou que a União, conforme previsto na Emenda Constitucional nº 09/95, pode contratar empresas estatais ou privadas para a realização de algumas atividades para a exploração do pré-sal, tendo em vista que não se tem regime jurídico previsto para atividades petrolíferas.

    O consultor da União Arnaldo Godoy, responsável pela elaboração das informações, destacou que o assunto foi amplamente discutido no Congresso Nacional pelo período de quase um ano. Por fim, o parecer ressalta decisões anteriores do próprio Supremo, onde foi afastada qualquer ilegalidade na Lei 12.276/10.

    A CGU é uma unidade da AGU.

    Ref.: ADI 4492

    Bruno Lima

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-defende-no-stf-legalidade-do-projeto-de-partilha-de-royalties-do-pre-sal/2511736

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)