Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Exclusão do nome de devedor do Cadin só pode ocorrer mediante garantia de quitação da dívida

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve êxito em ação movida contra a Agência Nacional de Transporte Terrestre (PF/ANTT) pela empresa Paraibuna Transportes Ltda. Por causa de irregularidades, companhia foi multada e recorreu para ter seu nome retirado do Cadastro Informativo de Créditos Não Quitados do Setor Público Federal (Cadin).

    Após fiscalização feita pela ANTT, a Paraibuna foi autuada por manter irregularidades no transporte de passageiros. Embasada na Resolução nº 233/03, a Agência multou a firma em R$ 304 mil, colocando-a também no Cadin.

    Indignada, a companhia entrou na Justiça para suspender a medida. Mesmo tendo ofertado um caminhão no valor de R$ 85 mil, como suposta garantia de pagamento, teve o pedido de tutela negado. De acordo com a empresa, o sinal dado é mais do que suficiente para a exclusão de seu nome do cadastro de devedores.

    Por meio da Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e pela Procuradoria Federal junto à ANTT (PF/ANTT), a Agência contestou os argumentos da empresa. Segundo os procuradores, a empresa não ofereceu garantia idônea e suficiente ao juízo para quitar o débito com o Governo Federal. Além disso, não preencheu os requisitos necessários para que a exclusão fosse feita, conforme estabelece a lei nº 10.522/02, que trata do CADIN.

    Insatisfeita, a autora da ação interpôs novo recurso insistindo na alegação de que teria direito a suspensão de sua inscrição no cadastro de devedores. Sugeriu, inclusive, nova complementação da garantia da dívida. Mas o juízo do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, após acolher os argumentos da AGU, negou provimento ao recurso, por considerar inócuo o oferecimento de complementação, mantendo assim o registro da empresa no CADIN.

    A PRF 1ª Região e a PF/ANTT são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Agravo de Instrumento nº 2008.01.00.065130-6 - Tribunal Regional Federal da Primeira Região

    Thiago Calixto/Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/exclusao-do-nome-de-devedor-do-cadin-so-pode-ocorrer-mediante-garantia-de-quitacao-da-divida/2438580

    Informações relacionadas

    Petição Inicial - TRF03 - Ação Declaratória de Prescrição de Crédito Tributário de Procedimento Comum com Pedido Liminar - Procedimento Comum Cível - de Gilberto Uehara contra União Federal

    Camilla Nascimento, Advogado
    Artigoshá 8 anos

    A dívida com o FIES e suas implicações

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)