Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Veículo apreendido por transportar passageiros sem autorização da ANTT só pode ser liberado após pagamento de taxa

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) garantiu, na Justiça, que um ônibus pertencente à frota da empresa L.C. dos S. Silva Turismo permanecesse apreendido em virtude de transporte irregular de passageiros. A Polícia Rodoviária Federal na cidade de Porto Franco/MA apreendeu o veículo pela ausência de autorização prévia da Agência Nacional de Transporte Terrestre (ANTT).

    Os donos da L.C. dos S. Silva Turismo, juntamente com a NPM Participações Ltda., ajuizaram ações com pedido de liminar para que o veículo fosse liberado. Segundo as empresas, a ANTT exigiu que fosse efetuado o prévio pagamento da taxa de transbordo para a liberação, o que configuraria meio forçado de cobrança de tributo.

    Negado o pedido de antecipação de tutela, as empresas recorreram ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), solicitando a concessão de efeito suspensivo, para a imediata liberação do veículo. O recurso também foi negado sob o argumento de que a exigência do pagamento prévio seria plenamente legal e constitucional. Inconformados, os proprietários recorreram mais uma vez, por meio de Agravo Regimental, mas não levantaram novos argumentos.

    A Procuradoria Federal (PF) junto à ANTT sustentou que as despesas não têm caráter de penalidade nem de tributo, mas de ressarcimento do custo dos serviços prestados por concessionária regular. Os procuradores defenderam também, que o Decreto nº 2.521/98 permite a retenção de veículo enquanto não forem pagas as despesas de transbordo.

    Por fim, a PF/ANTT levantou que o próprio TRF1 já havia reconhecido, em decisões anteriores, a legitimidade de retenção de veículo apreendido por realização de transporte irregular de passageiros, até o pagamento das despesas de transbordo.

    O Tribunal acolheu integralmente os argumentos e autorizou a retenção do ônibus até o pagamento das despesas.

    A PF/ANTT é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Agravos de Instrumento ns.º 2009.01.00.022918-9/GO e 0042086-69.2010.4.01.0000/DF - TRF-1ª Região

    Bruno Lima/Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações493
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/veiculo-apreendido-por-transportar-passageiros-sem-autorizacao-da-antt-so-pode-ser-liberado-apos-pagamento-de-taxa/2378950

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)