Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
16 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU reafirma necessidade de documentação obrigatória em processos judiciais virtuais

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu na Justiça decisão favorável à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em ação que questionava a ausência de documentos de processo eletrônico. A AGU demonstrou que, mesmo digitais, os recursos devem conter todos os anexos obrigatórios.

    A Costa Filho agência de viagens e turismo Ltda acionou a Justiça contra a ANTT para conseguir a liberação de um veículo apreendido pela Polícia Rodoviária Federal. O pedido foi negado e ao ajuizar recurso eletrônico, a empresa deixou de enviar a certidão de intimação da decisão questionada. A apelação também não foi aceita.

    Inconformada, a agência protocolou novo recurso, alegando que toda a documentação obrigatória exigida pelo Código de Processo Civil foi enviada em anexo e dentro do prazo previsto em lei.

    A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) sustentou que não seria possível a juntada de documentos obrigatórios depois de protocolo, ainda que por peticionamento eletrônico, pois prejudicaria o andamento do processo.

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu os argumentos da PRF1. A decisão ressalta que "a apresentação posterior dos originais não supre a deficiência da instrução e não afasta o não conhecimento do recurso".

    A PRF1 é unidade da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Agravo Regimental nº 2009.01.00.071736-8 - TRF1

    Bruno Lima/Samantha Salomão

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-reafirma-necessidade-de-documentacao-obrigatoria-em-processos-judiciais-virtuais/2251072

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)