Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU envia ao STF informações para julgamento de ADI que contesta lei sobre crimes praticados por militares

    há 14 anos

    A Consultoria-Geral da União (CGU), unidade da Advocacia-Geral da União, protocolou no Supremo Tribunal Federal (STF) as informações presidenciais que serão consideradas para o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) nº 4.164, ajuizada pela Associação dos Delegados de Polícia do Brasil (Adepol).

    Na ADI, a Associação pede a inconstitucionalidade da Lei nº 9.299, de 7/8/96, que altera dispositivos dos Decretos-leis n.º 1001 e 1002, de 21/10/69, respectivamente, Códigos Penal Militar e de Processo Penal Militar. A lei estabelece regras consideradas de importância fundamental por descaracterizarem, como delito militar, o crime doloso contra a vida de vítima civil, praticado por militar ou policial militar. A Adepol alega que os artigos e 144 da Constituição Federal foram desconsiderados com a edição da lei de 1996.

    Quem analisou o tema na CGU foi a consultora da União Alda Freire de Carvalho. Baseada na jurisprudência do próprio STF, ela ressaltou que a Adepol não tem legitimidade ativa para propor a ação, além de faltar à respectiva ADI, o requisito da pertinência. A Associação representa a categoria dos Delegados de Polícia e a legislação questionada não lhes diz respeito, ponderou a CGU. Assim, completa a consultora da União, "constatada a ausência desses requisitos, impõe-se o não conhecimento da ADI".

    Nas informações apresentadas ao Supremo, a CGU destacou que Lei nº 9.299/96 decorreu da aprovação, no Congresso Nacional, do Projeto de Lei nº 2.801, de 1992. Isso aconteceu após amplos debates e apresentação de diversas emendas. A lei foi motivada por fatos e significantes constatações ocorridas no curso de investigação legislativa, realizada por Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que apurou a morte de crianças no Brasil.

    Como decorrência dos trabalhos investigatórios promovidos pela CPI, que teria detectado relação entre membros da Policia Militar e a execução criminosa de crianças e adolescentes, foi apresentado projeto de lei destinado a descaracterizar, como delitos militares os crimes cometidos por policiais militares no exercício da função de policiamento ostensivo. O objetivo foi viabilizar o julgamento desses agentes públicos por órgão competente vinculado à Justiça Comum e não pela Justiça Militar, como forma de afastar a impunidade.

    As Consultorias Jurídicas dos Ministérios da Justiça e da Defesa encaminharam informações à Consultoria-Geral, consideradas nas informacoes da União apresentadas ao STF.

    Veja, em anexo, cópia digital do documento apresentado no STF.

    Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-envia-ao-stf-informacoes-para-julgamento-de-adi-que-contesta-lei-sobre-crimes-praticados-por-militares/2170899

    Informações relacionadas

    OAB - Seccional Bahia
    Notíciashá 15 anos

    Adepol questiona lei que aplica norma militar para PMs

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Capítulo V. Atribuição e competência

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)