Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    O papel da AGU na garantia da segurança jurídica do desenvolvimento nacional

    há 14 anos

    * José Weber Holanda Alves

    A Advocacia-Geral da União - AGU vive um momento histórico e especial, pois plagiando o nosso Presidente Lula: "Nunca na história desta AGU um membro da carreira ocupou o mais alto cargo deste Órgão". A oportunidade está posta, e não se deve perdê-la, mostrando ao povo brasileiro que a escolha foi acertada, e de que, a partir de então, a AGU será sempre comandada por um de seus membros. Esse é o momento de afirmar a atuação republicana de excelência, seja na orientação jurídica da gestão pública, seja na representação do Estado nos tribunais.

    A nova Administração da AGU terá como principal desafio a consolidação da imagem da eficiência dos Advogados Públicos Federais junto aos Poderes da República e à sociedade, os verdadeiros clientes e razão de existir deste órgão.

    A AGU é reconhecida como necessária e fundamental para a garantia da segurança jurídica do Estado e para o bem-estar do cidadão brasileiro, porque não há políticas públicas nas áreas de saúde, educação, previdência, emprego, por exemplo que se sustente sem o devido assessoramento jurídico e a devida defesa legal por parte dos advogados públicos. Daí o caráter de essencialidade que permeia a atuação e, conseqüentemente, a responsabilidade dos integrantes das carreiras jurídicas.

    Pertencer a uma instituição com a capilaridade e a transversalidade da Advocacia-Geral da União requer espírito público dedicado e propensão ao diálogo. É importante salientar que os integrantes da AGU têm que incrementar a cultura da conciliação como exigência do atual processo de evolução e amadurecimento das instituições públicas, com vistas a um desenvolvimento nacional alicerçado em atos jurídicos perfeitos, ágeis, seguros.

    Visão estratégica e trabalho coordenado refletem bem o espírito que a nova Administração da AGU deve imprimir durante a sua gestão, e para isto enfrentará os seguintes desafios: garantir a segurança jurídica para o desenvolvimento nacional; fortalecer as prerrogativas de Instituição de Estado por meio de uma nova Lei Orgânica mais atual e realista; assegurar aos seus Membros a garantia de que não serão responsabilizados por suas opiniões técnicas; ampliar a transparência dos atos da instituição por meio dos canais de comunicação interna e externa; incrementar os instrumentos extrajudiciais de resolução de conflitos; aparelhar a instituição com melhor infra-estrutura física e maior reconhecimento dos nossos recursos humanos.

    Para alcançar, de maneira plena, esses desafios é necessário o apoio de todas as carreiras jurídicas e dos servidores administrativos que fazem a AGU.

    * procurador federal, ex-procurador-Geral Federal, ex-procurador-Geral do INSS e ex-procurador-Geral da UnB e da FNDE

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/o-papel-da-agu-na-garantia-da-seguranca-juridica-do-desenvolvimento-nacional/2006838

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)