Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Demitido procurador da Fazenda Nacional por apropriação de dinheiro público

    há 15 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) demitiu o procurador da Fazenda Nacional Raul Marcos de Brito Lobato, por tirar proveito pessoal em detrimento da função pública e cometer atos de improbidade administrativa.

    A demissão foi publicada nesta sexta-feira (14/11), no Diário Oficial da União (DOU), por meio da Portaria AGU nº 1.640/08. As irregularidades foram apuradas em Processo Administrativo Disciplinar (PAD), instaurado pela Corregedoria-Geral da Advocacia da União.

    O PAD revelou que o procurador incluía pagamentos no sistema informatizado da Dívida Ativa da União, em benefício de empresas de familiares. Marcos Lobato também se apossava de depósitos judiciais feitos por devedores da Fazenda.

    A Corregedoria constatou ainda que ele foi negligente no dever de orientar e supervisionar as atividades dos servidores subordinados e dava ordens a pessoa estranha à repartição, para que desempenhasse atribuições de sua responsabilidade.

    O Corregedor-Geral da União, Aldemario Araujo Castro, informou que foi aplicada ao servidor demitido a restrição presente no parágrafo único do artigo 137 da Lei nº 8.112/90, no sentido da impossibilidade de retorno ao serviço público federal.

    Aldemario observou que esse foi o quarto membro da AGU demitido - um advogado da União foi demitido em 2001, quando o ministro Gilmar Mendes estava na chefia da AGU e outros dois procuradores da Fazenda Nacional foram demitidos na gestão do ministro José Antonio Dias Toffoli, em 2007 e 2008.

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações182
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demitido-procurador-da-fazenda-nacional-por-apropriacao-de-dinheiro-publico/181906

    Informações relacionadas

    Consultor Jurídico
    Notíciashá 14 anos

    Ex-funcionário da Aneel acusado de receber propina não volta ao cargo

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 15 anos

    Mantida demissão de procurador federal que atuou com negligência no exercício da função

    Controladoria-Geral da União
    Notíciashá 12 anos

    Controladoria-Geral da União demite engenheiro do Dnit

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)