Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Suspenso pagamento de pensão especial a viúvas de militares

    há 15 anos

    A Procuradoria Regional da União da 5ª Região (PRU5) obteve êxito em dois casos relacionados a viúvas que exigiam direito a pensão especial por entender que seus falecidos esposos teriam participação como combatentes na II Guerra Mundial.

    O primeiro caso trata de recurso interposto pela União, em favor de que fosse prevalecido o voto vencido que negou provimento à apelação de Carolina Maria de Melo, viúva de Otácio Bastos de Melo, alegando ser improcedente o pedido de pensão especial feito pela autora. Não há provas documentais da participação efetiva do falecido militar no "teatro de operações bélicas" ou em missões de vigilância e segurança do litoral brasileiro.

    O segundo trata de ação rescisória em que a União desconstituiu o acórdão que deu provimento à apelação de Terezinha Carvalho dos Santos, que pedia pensão especial de forma cumulativa com a pensão militar. A PRU5 contra-argumentou que, apesar da confirmada condição de ex-combatente do falecido militar, a concessão de pensão especial é "inacumulável com quaisquer rendimentos recebidos dos cofres públicos, exceto os benefícios previdenciários, ressalvado o direito de opção", segundo inciso do artigo 53 do Ato de Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT).

    Os argumentos da PRU5 foram aceitos em ambas as ações e as decisões que concediam, irregularmente, pensão especial cumulada à pensão de morte às viúvas dos falecidos militares foram suspensas.

    A Procuradoria Regional da União (PRU) da 5ª Região é um órgão da Advocacia Geral da União.

    Diogo Madruga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações81
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/suspenso-pagamento-de-pensao-especial-a-viuvas-de-militares/1330117

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)