Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Toffoli assina portarias regulamentando registro funcional dos advogados públicos e exercício do magistério

    há 15 anos

    O Advogado-Geral da União, ministro José Antonio Dias Toffoli, assinou duas portarias interministeriais com o Ministério de Estado da Fazenda (MEF) e o Banco Central do Brasil (BCB) referentes ao registro das atividades funcionais dos advogados públicos federais e ao exercício do magistério. As normas foram publicadas nessa quarta-feira (03/06) no Diário Oficial da União e entrarão em vigor a partir de julho.

    Os membros das carreiras da AGU não possuem horário de trabalho fixo ou inflexível. Isso porque a atividade envolve trabalho intelectual de pesquisa e produção de manifestações técnicas, além de deslocamentos freqüentes para atuação funcional perante inúmeros órgãos públicos.

    A Portaria nº 19 estabeleceu novo padrão do registro mensal de atuações. Deverão constar no controle mensal de atividades o campo para os registros adicionais, como pesquisa jurídica e comparecimento a órgão judicial, reuniões externas ou palestras.

    "Não tem sentido o controle da atividade mediante preenchimento de folhas de ponto concebidas para atividades vinculadas a horários de trabalho fixos ou inflexíveis", afirmou o Corregedor-Geral da Advocacia-Geral da União, Aldemario Araujo Castro.

    Uma Comissão da Corregedoria já havia reconhecido, em 2008, o direito de um advogado da União de não assinar a folha de ponto. Ele havia se recusado a assinar porque não cumpre horários rígidos.

    A outra Portaria, nº 20, dispõe sobre o Planejamento Individual de Atividades de Magistério. O documento deverá ser apresentado à chefia imediata para avaliação quanto à compatibilidade da docência com o exercício das atribuições do cargo público. "O ato supera a ausência de regulamentação da relevante questão no âmbito da Advocacia Pública Federal", considerou Aldemario Castro.

    Para ele, as normas representam importantes contribuições no aprimoramento do quadro normativo. "Houve a construção de controles consonantes com a natureza das atividades realizadas pelos advogados públicos federais", ressaltou.

    Veja abaixo as portarias.

    Raquel Arantes/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/toffoli-assina-portarias-regulamentando-registro-funcional-dos-advogados-publicos-e-exercicio-do-magisterio/1190245

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)