Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU completa 21 anos de existência e quase 200 anos de história jurídica brasileira

    há 10 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) completou, no último dia 10/02, 21 anos da Lei Complementar (LC) nº 73/1993. Criada pela Constituição Federal de 1988 como órgão essencial à Justiça e com atribuição de centralizar a representação judicial e extrajudicial da União, a AGU só veio a ser implantada cinco anos depois. Entretanto, suas raízes remontam a época do Brasil Império.

    A Lei Orgânica da AGU é o ponto alto de uma advocacia pública, cujos alicerces alcançam o Brasil colônia e a Coroa Portuguesa. Todavia, a primeira referência genuinamente brasileira às funções de procurador surge na Constituição de 1824, com a divisão dos poderes políticos.

    É com a Proclamação da República, em 1889, que a Advocacia Pública evolui para um modelo semelhante ao atual, apesar de exercida pelo Ministério Público, conforme o Decreto nº 848, de 11 de outubro de 1890, que conferiu ao Procurador-Geral da República a atribuição de defender a União.

    Na década seguinte, foi criado o cargo de Consultor-Geral da República, que passou a ser responsável pela atividade consultiva e representação extrajudicial da União. O Ministério Público continuou a defender o Estado nos tribunais. Anos mais tarde, a Advocacia Pública expandiu sua atuação com o surgimento das autarquias federais, nas décadas de 30 e 40, da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, em 1955, e das Consultorias Jurídicas dos Ministérios, das Forças Armadas e das Secretarias.

    "Era um cargo que impunha um cotidiano dilema, às vezes dramático, de ser ao mesmo tempo chefe do Ministério Público a reclamar independência em relação ao Governo e de ser o responsável pela defesa judicial da União, o que impunha, pelo contrário, proximidade e solidariedade com o governo", revelou o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) Sepúlveda Pertence que também exerceu o cargo de PGR em 1985.

    Os debates e conflitos gerados pela possibilidade de alternar o Ministério Público na defesa do Estado pela nova Instituição são lembrados pelo também ex-presidente do STF Nelson Jobim. "Eu lembro perfeitamente das discussões que tivemos, mas no fim as coisas se compuseram e viemos posteriormente a votar, já no Congresso Nacional, a Lei Orgânica da AGU", relatou.

    Estrutura atual

    A Advocacia-Geral da União chega aos 21 anos com mil unidades distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Em 2013, estavam registrados no sistema do órgão 20 milhões de processos envolvendo as mais diversas áreas de atuação jurídica. E, no período, mais de 100 mil acordos envolvendo, principalmente, assuntos previdenciários e pagamento de gratificações a servidores públicos foram firmados.

    Membros e servidores da AGU somam 12 mil pessoas, das quais 1,7 mil são advogados da União, 3,8 mil são procuradores federais, 2,1 mil são procuradores da Fazenda Nacional e 177 procuradores do Banco Central, além de 2,4 mil servidores. O trabalho deles resultou numa economia e arrecadação para os cofres públicos de R$ 157,5 bilhões somente no ano passado.

    Do montante total, R$ 1,05 bilhão foi recuperado a título de ressarcimento ao Erário em 2,109 ações judiciais de combate à corrupção, defesa do patrimônio público e recuperação de créditos e ativos. Foram produzidos, ainda, 138 mil pareceres consultivos com objetivo de conferir segurança jurídica aos gestores públicos.

    Refs.: Livro "Nos Limites da História - A Construção da AGU e documentário da Ascom/AGU produzido em 2008.

    Wilton Castro

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações307
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-completa-21-anos-de-existencia-e-quase-200-anos-de-historia-juridica-brasileira/113310434

    Informações relacionadas

    Rede de Ensino Luiz Flávio Gomes
    Notíciashá 15 anos

    Qual a diferença entre ato administrativo complexo e ato administrativo composto?

    Douglas Cunha, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Princípios do Direito Administrativo

    Erick Sugimoto, Bacharel em Direito
    Artigosano passado

    O que é falência ou o que é a quebra de uma empresa?

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)