Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advogado-Geral Substituto recebe homenagem da OAB/DF por ato normativo que permite advocacia em causa própria e pro bono

    há 15 anos

    A publicação de duas Orientações Normativas (ONs) rendeu ao Advogado-Geral da União Substituto, Evandro Gama, uma homenagem da Comissão de Advocacia Pública da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) do Distrito Federal (DF). As ONs, de número 27 e 28, foram publicadas no dia 14 de abril deste ano no Diário Oficial da União.

    A ON nº 27 veda o exercício da advocacia privada aos membros da Advocacia-Geral da União (AGU) e de seus órgãos vinculados, com exceção da advocacia em causa própria e da advocacia "pro bono". A primeira permite ao advogado público se defender caso seja processado e a segunda prevê a advocacia desinteressada, ou seja, não remunerada, praticada a favor de quem não tem condições de pagar um advogado.

    A ON nº 28 reafirma a privatividade das funções dos advogados públicos federais na AGU. Com exceção dos cargos de livre nomeação (do Advogado-Geral, por exemplo), todos os outros cargos da AGU serão ocupados por membros da advocacia pública federal.

    "Esse ponto já está na Lei Complementar nº 73/93, a Lei Orgânica da AGU, que é clara quanto às atribuições dos advogados públicos federais. Aliás, em breve espero apresentar o texto da nova Lei Orgânica às associações de carreira", adiantou o Advogado-Geral Substituto.

    A homenagem da OAB a Evandro Gama consistiu em uma"moção de elogios" pelo importante março que as ONs representam para o aperfeiçoamento da instituição da advocacia pública federal. Entregaram a moção o Conselheiro da OAB/DF e Presidente da Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF, Djacyr Arruda Filho, e o advogado da União e Secretário-Executivo da Comissão da Advocacia Pública da OAB/DF, César do Vale Kirsch.

    Letícia Verdi Rossi

    Imagens da Notícia ', {width:635>); return false;"border="0"style="padding-left:0px;"/>

    ', {width:635>); return false;"border="0"style="padding-left:0px;" />

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações111
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advogado-geral-substituto-recebe-homenagem-da-oab-df-por-ato-normativo-que-permite-advocacia-em-causa-propria-e-pro-bono/1066307

    1 Comentário

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    bom dia. gostaria de receber mais informações sobre este assunto (advocacia em causa própria contra a fazenda pública que o remunera). ouvi dizer que tem um projeto de lei no congresso tratando deste assunto, visando a autorização.... alguém pode me ajudar? entende perfeitamente possível, principalmente se o assunto for promoções/salários - verba alimentar. continuar lendo