Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Advocacia Geral da União vai utilizar ferramenta com inteligência artificial e automação de processos em todo o Brasil

    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) vai levar o Sistema de Apoio à Procuradoria Inteligente (Sapiens) para todo o país. A ferramenta é conhecida por implementar rotinas de inteligência, por meio de técnicas de análise de similaridade, permitindo que o computador "leia" um acórdão e sugira a melhor peça jurídica a ser utilizada.

    A expectativa é que a utilização da ferramenta por unidades da AGU esteja disponível a partir de 2014. O Departamento de Tecnologia da Informação (DTI) da Advocacia-Geral está trabalhando para permitir a extensão dos projetos de forma eficiente para todas as unidades.

    O cronograma de trabalho a ser desenvolvido pela Advocacia-Geral para expandir a utilização do Sapiens para todo o país foi apresentada nesta segunda-feira (10) para o Advogado-Geral da União, ministro Luís Inácio Adams, e para os demais dirigentes da Instituição.

    A Diretora do Departamento de Gestão Estratégica da AGU, Rosangela Silveira, como responsável pela área de TI, apresentou os detalhes do que é preciso ser desenvolvido para que a ferramenta possa ser utilizada. A dirigente falou das necessidades de atualização da versão do sistema, das demandas de tecnologia a serem executadas pela nova empresa terceirizada e as previsões de cronograma para extensão do projeto.

    Rosangela Oliveira explicou que a ferramenta tem o objetivo de facilitar o trabalho dos advogados, procuradores e servidores tornando mais rápida e simplificada a produção de peças, além de automatizar e eliminar o registro manual de peças jurídicas e fortalecer o controle de prazos.

    "O Sapiens, através de um módulo de inteligência artificial, simplifica as rotinas de trabalho. Auxilia na elaboração da defesa judicial, das notas e pareceres, com a sugestão de modelos e teses. Facilita, também, o cadastramento dos processos, sua distribuição e controle. Sua implantação trará ganhos de eficiência e gestão", destacou a Diretora de Gestão.

    Durante esse período, a Advocacia-Geral da União também providenciará a capacitação de servidores para utilizar de forma adequada o Sistema e conseguir o maior aproveitamento possível da ferramenta. Os treinamentos serão feitos pela Escola da AGU.

    Sapiens

    O Sapiens foi desenvolvido pela Procuradoria-Regional da União da 4ª Região e é um sistema web completo de apoio à produção de conteúdo jurídico e controle de fluxos administrativos, focado na integração com os sistemas informatizados do Poder Judiciário e do Poder Executivo. O sistema realiza, através de um módulo de inteligência artificial, a triagem dos processos e a indicação de teses potencialmente cabíveis no caso concreto, auxiliando no processo de tomada de decisão e na elaboração da peça processual.

    A ferramenta é dividida em dois módulos, um administrativo e um judicial. O primeiro é responsável pela integração com os demais sistemas informatizados existentes como o Sistema Integrado de Controle das Ações da União (Sicau), tribunais etc. O módulo administrativo possibilita a migração automática das intimações eletrônicas da Justiça, em um primeiro instante, para o sistema Sapiens, e, após, para o Sicau e também recupera informações completas do processo (autor, réu, partes etc.).

    O segundo, módulo judicial, permite o controle de prazos, auxilia na produção da peça jurídica, na sistematização do serviço de natureza jurídica, no controle e acompanhamento de pedidos de cumprimento de decisões judiciais, no controle e acompanhamento dos pedidos de carga, entre outros.

    Conheça mais sobre o sistema no Link http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo=230719&id_site=3

    O DTI é uma unidade ligada ao DGE, órgão que compõe o gabinete do ministro da AGU.

    Uyara Kamayurá

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações580
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/advocacia-geral-da-uniao-vai-utilizar-ferramenta-com-inteligencia-artificial-e-automacao-de-processos-em-todo-o-brasil/100556940

    Informações relacionadas

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 11 anos

    AGU aposta em inteligência artificial e automação de processos para agilizar trabalhos jurídicos

    Ricardo Kalil Lage, Advogado
    Artigoshá 3 anos

    Engenheiros Jurídicos. Quem são? O que fazem?

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 2 anos

    15. Inteligência Artificial e Poder Público

    Jusbrasil, Advogado
    Artigoshá 2 anos

    "O Fim dos Advogados?", reúne estudos em homenagem ao Professor Richard Susskind

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)