Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

AGU confirma exigência de tempo mínimo de residência em Pernambuco para candidatos a tradutor juramentado e intérprete comercial

há 11 anos

A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, que a Junta Comercial de Pernambuco deixasse de exigir informações quanto à residência ou domicílio prévio na seleção para habilitação de novos tradutores juramentados e intérpretes comerciais.

A decisão favorável ao cumprimento do requisito ocorreu por ocasião do julgamento de Ação Civil Pública ajuizada pelo Ministério Público Federal (MPF) suscitando a inconstitucionalidade do critério inserido no edital da seleção para que o candidato comprovasse residência por um ano ou mais no estado de Pernambuco. A exigência consta na Instrução Normativa nº 84/00 do Departamento Nacional de Registro do Comércio (DNRC), órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Na defesa da norma, a Procuradoria-Regional da União da 5ª Região (PRU5) esclareceu que o intérprete comercial e o tradutor público devem exprimir o mais próximo possível a realidade e local nos quais as operações comerciais estejam ocorrendo, a fim de traduzir as transações em linguagem acessível à comunidade internacional.

Os advogados da União defenderam que, de acordo com a Lei Federal nº 8.934/94, a fixação de exigências pelo DNRC é necessária ao estabelecimento e consolidação de Normas e Diretrizes Gerais do Registro Público de Empresas Mercantis e Atividades Afins. Além da Instrução Normativa questionada na ação, o Decreto nº 13.609/43 também exige que os postulantes a tradutor e interprete estejam residindo há mais de um ano no local em que desejem exercer as suas profissões.

A unidade da AGU ressaltou ainda a impossibilidade de se declarar inconstitucionalidade de norma por meio de Ação Civil Pública, suprimindo, assim, a competência do Supremo Tribunal Federal para analisar matéria de tal natureza.Ao analisar a ação, a 6ª Vara Federal da Seção Judiciária de Pernambuco acatou os argumentos da AGU e julgou improcedente o pedido do MPF.

A PRU5 é uma unidade da Procuradoria Geral da União, órgão da AGU.

Ref.: Ação Civil Pública nº 0007892-90.2012.4.05.8300 - 6ª Vara Federal

Wilton Castro

  • Publicações11300
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações126
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-confirma-exigencia-de-tempo-minimo-de-residencia-em-pernambuco-para-candidatos-a-tradutor-juramentado-e-interprete-comercial/100456933

Informações relacionadas

Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Notíciashá 9 anos

TJ credencia perito, tradutor e intérprete para prestação de serviços

COAD
Notíciashá 4 anos

Norma do Drei para tradutor público é atualizada

Julian Henrique Dias Rodrigues, Advogado
Artigoshá 3 anos

Tradutor Público: nova lei permite que não concursados exerçam a função

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)