Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU garante validade de norma da Aneel que regula reembolsos dos custos para geração de energia elétrica em locais isolados

    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) assegurou, na Justiça, a validade da Resolução Normativa nº 347/2009 da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) que regulamenta os reembolsos dos custos para aquisição de combustíveis fósseis destinados à geração de energia elétrica nos sistemas isolados, ou seja, em localidades mais distantes que necessitam do serviço.

    A Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A (Eletronorte) ajuizou ação para anular a Resolução, alegando que limitou os valores do reembolso da Conta de Consumo de Combustíveis nos Sistemas Isolados (CCC - Isol) ao preço de faturamento do combustível sem ICMS publicado pela ANP. Segundo a empresa, a norma afronta à Lei nº 8.631/93 e, por isso, a Autarquia deveria reembolsar integralmente o preço pago por ela para aquisição de combustíveis fósseis.

    Em defesa da autarquia, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Agência (PF/Aneel) destacaram que a Resolução foi editada visando assegurar a eficiência econômica no uso dos recursos e motivar as geradoras de energia dos sistemas isolados a obter os combustíveis pelo menor valor de mercado.

    Os procuradores federais afirmaram, ainda, que a empresa poderia adquirir o óleo combustível de outras distribuidoras, por metade do preço cobrado pela Petrobrás, o que comprovava que a Eletronorte não estaria impossibilitada de dar cumprimento ao disposto na Resolução atacada.

    Além disso, a AGU destacou que a legislação confere à Aneel atribuição para fiscalizar e regular as atividades relacionadas ao setor de energia elétrica, assim como para proteger os interesses dos consumidores quanto aos serviços prestados. Defendeu também que a Eletronorte sequer demonstrou ilegalidade quanto ao ato normativo.

    As procuradorias ressaltaram que a Agência tem competência para editar atos normativos secundários que cumpram a missão de fiscalizar e regular. Dentro dessa previsão, é permitido à Aneel disciplinar a aplicação da sistemática de rateio dos ônus e vantagens do consumo de combustíveis fósseis entre as geradoras que fornecem energia elétrica aos consumidores finais, nos sistemas isolados.

    A 11ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal acolheu os argumentos da AGU e julgou improcedentes os pedidos da Eletronorte, por considerar que "a autora não logrou êxito em demonstrar nenhum vício capaz de ensejar a nulidade da Resolução nº 347/09, mesmo porque não há previsão legal que proíba a mudança dos critérios para o cálculo do rateio de custos do CCC-Isol".

    A decisão destacou também que dentre as competências da Aneel estaria a de editar atos normativos secundários com a finalidade de cumprir sua missão institucional de fiscalizar e regular o mercado de energia elétrica, de forma que "tanto a Lei nº 9.648/98 como a Lei nº 9.648/98 dão o suporte legal necessário à Resolução nº 347/09, tendo agido a ANEEL dentro de suas atribuições".

    A PRF 1ª Região e a PF/Aneel são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 2009.34.00.024238-3

    Leane Ribeiro

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações178
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-garante-validade-de-norma-da-aneel-que-regula-reembolsos-dos-custos-para-geracao-de-energia-eletrica-em-locais-isolados/100424187

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)