Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Comprovada legalidade da apreensão de caminhões e reboques que transportavam madeiras sem autorização do Ibama

    há 12 anos

    Data da publicação: 14/03/2012

    O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) pode apreender caminhões e reboques que transportavam madeira sem a devida Autorização de Transporte de Produtos Florestais (ATPF). Esse entendimento defendido pela Advocacia-Geral da União (AGU) foi acolhido, no Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), em três ações, propostas pelos proprietários dos veículos, que questionavam a atuação dos fiscais da autarquia, em Mato Grosso.

    O juízo de primeira instância já havia negado o pedido para a liberação dos carros, mas os autores recorreram ao TRF1, alegando que não seriam os proprietários das cargas e que os veículos não poderiam ser considerados instrumento para a prática de infração ambiental, e, portanto, não poderiam ser apreendidos.

    Os procuradores federais da AGU vêm defendendo, nestes casos, que o artigo 72 da Lei nº 9.605/98 autoriza a apreensão de produtos e veículos de qualquer natureza, utilizados no cometimento de infração administrativa ambiental e que o parágrafo 1º, do artigo 47, do Decreto nº 6.514/2008, considera como infrator aquele que transporta produtos de origem vegetal sem a ATPF válida para todo o percurso.

    Na situação em questão, a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Instituto (PFE/Ibama) afirmam que as legislações citadas embasariam as apreensões feitas pela autarquia no exercício de seu poder de polícia, até porque as infrações ambientais somente puderam ser consumadas com o uso dos veículos apreendidos.

    Os relatores dos recursos no TRF1 acataram os argumentos da AGU e negaram a devolução dos veículos, reconhecendo que as decisões de primeira instância, ao recusaram suspender as restrições administrativas impostas pelo Ibama, agiram em acordo com a jurisprudência do Tribunal.

    A PRF 1ª Região e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Agravos de Instrumento nºs 299.89.2012.4.01.0000/MT, 301.59.2012.4.01.0000/MT e 302.44.2012.4.01.0000/MT.

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações50
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/comprovada-legalidade-da-apreensao-de-caminhoes-e-reboques-que-transportavam-madeiras-sem-autorizacao-do-ibama/3054060

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)