Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Demonstrada legalidade da apreensão de pássaro silvestre que era mantido em cativeiro sem autorização

    há 12 anos

    Data da publicação: 09/03/2012

    Animais da fauna silvestre só podem ser mantidos em cativeiro com devida autorização do órgão ambiental. Esse entendimento da Advocacia-Geral da União (AGU) tem sido acolhido pela Justiça Federal em diversas situações. Em mais um caso, julgado em Goiás, foi declarada a legalidade da apreensão de uma ave pelos fiscais do Ibama.

    O papagaio, da espécie "papagaio do mangue" (Amazona Amazônica,) era mantido em cativeiro, há cerca de sete anos, sem a devida licença ou registro. A fiscalização da autarquia ambiental encaminhou o pássaro ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Inconformado, o particular que estava com o animal acionou a Justiça.

    A Procuradoria Federal no Estado de Goiás (PF/GO) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama) defenderam a legalidade do procedimento dos fiscais. O artigo 6º da Resolução Conama nº 384/2006 estabelece que o órgão competente, sempre que julgar conveniente, poderá retirar o animal que se encontrar em depósito doméstico, no interesse da conservação.

    A 1ª Vara da Seção Judiciária do estado de Goiás concordou com os argumentos da AGU e negou o pedido do autor da ação. A decisão sustenta que a guarda doméstica provisória de animal silvestre deve ser permitida em caráter transitório, até a viabilização de um dos procedimentos previstos no Decreto nº 6.514/2008, entre eles a libertação em habitat natural ou entrega a zoológicos, fundações, entidades de caráter científico ou órgãos semelhantes.

    A PF/GO e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Ação Ordinária nº 46865-09.2011.4.01.3500 - 1ª Vara da Seção Judiciária do Estado de Goiás.

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações85
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/demonstrada-legalidade-da-apreensao-de-passaro-silvestre-que-era-mantido-em-cativeiro-sem-autorizacao/3047971

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)