Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Assegurada extensão de tombamento pelo Iphan do conjunto arquitetônico e paisagístico da Serra da Piedade/MG

    há 12 anos

    Data da publicação: 02/03/2012

    A Advocacia-Geral da União (AGU) impediu, na Justiça, a suspensão de atos do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) que aumentou a área tombada do conjunto arquitetônico e paisagístico da Serra da Piedade, no estado de Minas Gerais.

    Em julho de 2010 e, posteriormente, em novembro do mesmo ano, o Iphan publicou no Diário Oficial da União edital de notificação, contendo a descrição do novo perímetro sobre o qual recairia o tombamento do conjunto, bem como de seu entorno protegido.

    O Instituto deu prazo de 15 dias para que possíveis interessados contestassem a proposta. Obedecido o período, o Conselho Consultivo do Patrimonial Cultural, reunido no Rio de Janeiro, aprovou a extensão do tombamento, que foi regulamentado em 2004, por meio da Lei nº 15.148/04.

    A Vale S/A havia acionado a Justiça contra o ato do Iphan, sustentando ilegalidade no processo de ampliação do tombamento. A empresa afirmava que a ampliação da área causaria graves prejuízos, por atingir imóveis e títulos minerários seus no chamado "Complexo Córrego do Meio". A Justiça não acolheu esses argumentos.

    Defesa do patrimônio

    A Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao Instituto (PF/Iphan) defenderam a decadência do direito da empresa em entrar com a ação, uma vez que já haviam se passado mais de 120 dias entre a publicação do edital e o ajuizamento da ação.

    Os procuradores federais defenderam que a autora da ação poderia ter apresentado o questionamento dentro do prazo estabelecido, já que é uma empresa de notória capacidade econômica e técnica, que tem acesso ao Diário Oficial da União.

    Por fim, alegaram que a suspensão do tombamento permitiria o início da atividade de mineração no local, entre outras intervenções, com riscos de danos irreversíveis ao conjunto do patrimônio cultural nacional.

    A 9ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal negou o pedido de liminar da Vale, por considerar que prosseguindo a atividade de lavra "e se criar embaraço para a definição dos limites do sítio tombado, poderá conduzir a frustração da atividade do Iphan, que nada mais teria a proteger ou preservar; já que a atividade minerária é feita em tempo integral e modifica o panorama físico das áreas adjacentes diariamente".

    Tombamento

    Os notáveis atributos culturais, históricos, culturais e religiosos da área em questão justificaram as de medidas de proteção e tombamento, nas esferas federal, municipal e estadual. O conjunto paisagístico da Serra da Piedade é Monumento Natural de Minas Gerais desde 1989 e Patrimônio do Brasil desde 1956.

    A extensão do tombamento garantiu a preservação da visibilidade da área, incluindo sua linha de perfil, seus recursos hídricos e sua biodiversidade. As cidades históricas - e também protegidas - Sabará, Caeté e Raposos agora estão inclusas no território protegido pelo Iphan.

    Ref.: Mandado de Segurança nº 34080-24.2011.4.01.3400.

    A PRF 1ª Região e a PF/IPHAN são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações486
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/assegurada-extensao-de-tombamento-pelo-iphan-do-conjunto-arquitetonico-e-paisagistico-da-serra-da-piedade-mg/3039679

    Informações relacionadas

    Justiça mantém ampliação de área preservada em Caeté

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)