Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU garante embargo de atividades agropecuárias em fazendas da Bahia por causa de desmatamento ilegal

    há 12 anos

    Data da publicação: 10/11/2011

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, manter o embargo do Ibama às atividades agropecuárias desenvolvidas nas Fazendas Carajá II e Alvorada II, localizadas no Município de São Desidério (BA), onde foram constatados o desmatamento de 485,07 hectares de floresta nativa. Também foram mantidas as multas que totalizam R$ 47.6 mil. As fazendas pertencem a um grande agricultor da região oeste do Estado da Bahia, que compõe o conhecido Grupo Horita.

    A Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal Especializada junto ao Ibama (PFE/Ibama) informaram que a atuação da autarquia decorreu da constatação de diversas irregularidades na Gerência Executiva de Barreiras (BA), o que causou a demissão de vários servidores envolvidos.

    Dentre as irregularidades, comprovou-se que os donos das fazendas foram beneficiados pelos ex-servidores do Ibama, com a aprovação de área de reserva legal em compensação, sem adoção dos mínimos procedimentos legais. Não houve qualquer apuração dos desmatamentos, nem respeitada a legislação. Os servidores demitidos averbaram junto ao Cartório de Registro de Imóveis e Hipotecas de São Desidério a aprovação para exploração da área no dia 19/12/02, mesmo dia em que foi protocolado o pedido de autorização da averbação de reserva legal em compensação das propriedades do Grupo Horita.

    Poder de Polícia

    Para os procuradores, a Justiça não poderia privilegiar o interesse particular sem observar os enormes e irreversíveis danos causados ao meio ambiente, pois feriria o artigo 225 da Constituição Federal. Eles destacaram, ainda, que o Ibama tem poder de polícia na tutela do meio ambiente, por conta da necessidade de recomposição do dano ambiental aliado à inexistência de licença ambiental para o exercício da atividade embargada.

    O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concordou com a defesa da AGU e suspendeu a decisão a decisão de primeira instância que liberou a continuidade da exploração da área pelos donos da fazenda e determinou o depósito judicial da quantia atualizada da multa em dinheiro.

    A PRF1 e a PFE/Ibama são unidades da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Ref.: Embargos de Declaração no Agravo de Instrumento nº 34996 -73.2011.4.01.0000/BA - TRF-1ª Região

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-garante-embargo-de-atividades-agropecuarias-em-fazendas-da-bahia-por-causa-de-desmatamento-ilegal/2920788

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)