Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Atuação da AGU no STJ exclui Funai e União de ação de indenização pela titulação de terras ocupadas por índios Kaingang no RS

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, na Justiça, excluir a União e a Fundação Nacional do Índio (Funai) de ação que pedia o pagamento de indenização por danos morais e materiais, pela titulação por parte do Estado do Rio Grande do Sul de terras pertencentes aos índios da etnia Kaingang.

    A atuação foi do Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal (PGF), da Procuradoria Regional Federal da 4ª Região (PRF4) e da Procuradoria Regional da União (PRU) no Superior Tribunal de Justiça.

    Os órgãos da AGU argumentaram que não existe interesse jurídico que justifique a presença da União ou da Funai na ação, pois foi o estado do Rio Grande do Sul que desapropriou as terras. Portanto, qualquer indenização deve ser pleiteada junto ao estado.

    No caso, o juiz de primeiro grau concluiu pela ilegitimidade da União e da Funai para figurarem como rés na ação, o que resultou na declaração de incompetência da Justiça Federal e a consequente remessa dos autos à Justiça Estadual. Porém, o estado do Rio Grande do Sul recorreu ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), que determinou a entrada da União e fundação na ação e a competência da Justiça Federal para julgar o processo.

    O STJ, no entanto, concordou com a defesa das procuradorias da AGU de que a União e a Funai não tem nada a ver com o caso. "Tratando-se de hipóteses de titulação a particulares, por parte do Estado do Rio Grande do Sul, de terras tradicionalmente ocupadas por comunidades indígenas, nem a União nem a FUNAI possuem legitimidade para figurar no polo passivo da demanda".

    O Departamento de Contencioso da PGF e a PRF4 são unidades da PGF e a PRU4 da Procuradoria-Geral da União (PGU), unidades da AGU.

    Ref.: Processo RESP 921.979/RS - Superior Tribunal de Justiça

    Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações42
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/atuacao-da-agu-no-stj-exclui-funai-e-uniao-de-acao-de-indenizacao-pela-titulacao-de-terras-ocupadas-por-indios-kaingang-no-rs/2831536

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)