Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Garantida validade de decisão que impediu estudante de cursar simultaneamente dois cursos superiores em instituições públicas federais

    há 13 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve, na Justiça, decisão favorável em ação ajuizada por estudante contra o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFET/GO), que em decisão administrativa o impediu de efetuar matrícula, já que era aluno de outro curso em instituição púbica federal. Ele queria assegurar o direito de matricular-se no curso de Tecnologia em Transporte Terrestre.

    O estudante foi aprovado em 12º lugar para o curso, porém não conseguiu efetuar sua matrícula porque estava cursando Ciências Biológicas, em modalidade à distância (EAD -FNDE - Consórcio Setentrional UFG/UEG). Dessa forma, acionou a Justiça alegando que a decisão administrativa seria inconstitucional, pois afrontaria o artigo 208 da Constituição Federal, que garante acesso a todos aos níveis mais elevados de educação.

    Em defesa do IFET, a Procuradoria Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto ao IFET (PF/IFET) defenderam que a decisão encontra fundamento no princípio da universalização do atendimento escolar, disposta no artigo 205 e 214 da Constituição, que visa garantir a todos o acesso ao ensino superior gratuito, assegurando a máxima efetividade possível.

    As procuradorias afirmaram, ainda, que em se tratando de universidade pública, é razoável não admitir que um mesmo aluno se matricule em dois cursos simultaneamente, pois a procura de vagas em cursos superiores gratuitos é maior que a oferta.

    Diante do exposto, o Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) acolheu os argumentos da PF/IFET e da PRF1 não permitindo que o estudante cursasse dois cursos superiores simultaneamente.

    A PRF1 e a PF/IFET são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref: Agravo de Instrumento nº 473246920104010000/GO - TRF-1ª Região

    Gabriela Coutinho/Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações33
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/garantida-validade-de-decisao-que-impediu-estudante-de-cursar-simultaneamente-dois-cursos-superiores-em-instituicoes-publicas-federais/2438608

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)