Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Resolução de impasse envolvendo o INSS e a PGFN suspende restrições à autarquia e reduz multa

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, por meio de conciliação, resolver controvérsia entre o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN). No caso, a Procuradoria havia inscrito a autarquia na dívida ativa e no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (Cadin) por não ter pagado multa prevista em decisão judicial.

    Durante as reuniões realizadas pela Câmara de Conciliação e Arbitragem Federal (CCAF) para que o impasse fosse solucionado, observou-se que a multa fixada pelo juízo ao INSS ultrapassava os limites previstos na legislação. A lei determina multa não superior a 20% do valor da causa. Já a decisão do magistrado fixou em 10% do valor da causa, por dia de atraso.

    Vencidos os prazos recursais para a contestação desses percentuais, a alternativa dos representantes dos órgãos foi adotar a tese do "error in judicando", quando há algum erro na tramitação do processo. Nesse caso, o juiz deu alcance indevido ao que diz a legislação, já que na decisão foi acrescentada a expressão "por dia de atraso".

    A medida propiciou a conciliação, com a imediata suspensão das restrições impostas ao INSS, bem como a redução da multa ao patamar de 10% sobre o valor da causa e a renúncia à execução de eventuais honorários.

    A CCAF é uma unidade da Consultoria-Geral da União, órgão da AGU.

    Ref.: Termo de Conciliação nº 003/2010

    Bárbara Nogueira

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/resolucao-de-impasse-envolvendo-o-inss-e-a-pgfn-suspende-restricoes-a-autarquia-e-reduz-multa/2421791

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)