Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    AGU evita pagamento de indenização a servidor da UFPE

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu invalidar, na Justiça, ação ajuizada contra a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O autor da ação, um servidor público, requereu o enquadramento do seu cargo devido à nova estrutura de carreira criada pela Lei nº 11.091/05, além do pagamento de parcelas atrasadas e indenização por danos morais.

    A parte alegou que trabalhava na Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), onde ocupava o cargo de motorista e foi transferido para a UFPE, em 2001, passando a integrar o Plano único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos (PUCRCE).

    Em janeiro de 2005, foi editada a Lei 11.091, que instituiu o novo Plano de Carreira dos Cargos Técnico- Administrativos em Educação (PCCTAE), para os servidores das instituições federais de ensino. Por causa disso, o servidor passou a ser enquadrado no nível de classificação C (ensino fundamental completo). O autor do processo pretendia ser reenquadrado para o nível D (2º grau completo), o mesmo que lhe foi exigido em seu cargo na Sudene. Ele chegou a alegar que houve baixa salarial e desvalorização do cargo.

    Atuando em defesa da UFPE, os procuradores lotados no Núcleo dos Juizados Especiais (JEF) da Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5) argumentaram que, além da escolaridade, a lei estabeleceu diferentes critérios para agrupamento dos cargos nos níveis de classificação criados.

    Assim não se afirmar que qualquer requisito, isoladamente, tenha prevalência sobre os outros. A Procuradoria também ressaltou que não houve decréscimo remuneratório no caso do servidor.

    A 14ª Vara Federal acolheu os argumentos da PRF5, considerou legal a atuação da administração pública no caso, e julgou improcedente o pedido.

    A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5) é uma unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da AGU.

    Ref.: Processo 2008.83.00.537120-9T - 14ª Vara Federal de Pernambuco

    Gabriela Galindo/Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-evita-pagamento-de-indenizacao-a-servidor-da-ufpe/2004053

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)