Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    UFPE impede remoção de professor para não prejudicar atividades acadêmicas

    há 14 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu, no Juizado Especial Federal de Pernambuco (JEF/PE), evitar a remoção indevida de um professor da Universidade Federal do estado (UFPE).

    O professor moveu a ação contra a UFPE para que a Justiça determine um prazo para conclusão do seu processo de remoção. Ele pretendia ser transferido do Departamento de Engenharia Elétrica e Sistemas de Potência (DEESP) para o Núcleo de Design vinculado ao Centro Acadêmico do Agreste (CAA), também ligado à UFPE. Pretendia que a instituição efetivasse a remoção sem impor qualquer condição para permanência do autor no CAA.

    A Procuradoria Regional Federal da 5ª Região (PRF5), em defesa da UFPE, sustentou que a universidade não tem interesse em transferi-lo do DEESP e já havia negado o pedido do servidor. A remoção é um ato discricionário da Administração e está subordinada ao interesse da UFPE, neste caso.

    O professor foi mantido no departamento para atender às demandas de ensino, devido à carência de docentes para ministrar disciplina obrigatória, evitando maiores prejuízos às atividades acadêmicas. Não houve qualquer ilegalidade no ato da UFPE, pois ela agiu de acordo com o regimento interno e com a Lei nº 8.112/90, que rege a atuação dos servidores públicos.

    A 19ª Vara Federal de Pernambuco acolheu os argumentos da PRF5 e julgou improcedente a pretensão do autor.

    A PRF5 é unidade da Procuradoria-Geral Federal (PGF), órgão da Advocacia-Geral da União (AGU).

    Ref: Processo nº: 2009.83.00.521164-8T - 19ª Vara Federal de Pernambuco

    Gabriela Galindo/Patrícia Gripp

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações162
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/ufpe-impede-remocao-de-professor-para-nao-prejudicar-atividades-academicas/2001169

    Informações relacionadas

    Alexandre Pontieri, Advogado
    Artigoshá 10 anos

    Remoção de servidor público federal por motivo de saúde – visão dos Tribunais

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)