Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Transparência: Nomes, cargos e lotação de membros e servidores da Instituição estão disponíveis na internet

    há 15 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) disponibilizou, na internet, os nomes, cargos e lotação de todos os membros e servidores da Instituição. A medida atente determinação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) aprovada neste mês de julho. De acordo com a LDO toda a Administração Pública deverá divulgar as tabelas remuneratórias e de lotação do quadro de servidores e empregados terceirizados.

    Na AGU, as informações foram publicadas na sessão "Transparência", do site da Instituição. O interessado já pode ter acesso aos dados sobre local de trabalho, cargo e nome do respectivo ocupante. O próximo passo, também em cumprimento à nova determinação da LDO, será a disponibilização dos salários.

    Segundo o gerente de Tecnologia da Informação da AGU, advogado da União Guilherme Benages Alcantara, "a tabela salarial será inserida em seção específica que está sendo criada pela Gerencia de Tecnologia da Informação (GTI). O gerenciamento das informações será feito pela Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH)".

    A nova LDO também determina que sejam publicadas as informações sobre os prestadores de serviços terceirizados."Neste caso, será designado um setor que ficará responsável por receber, das empresas contratadas, os nomes dos colaboradores que prestam serviços nas unidades da AGU", explicou Benages. A Instituição trabalhará, inclusive, para que as substituições dos terceirizados, comum dentro dos órgãos que compõe a estrutura da Advocacia-Geral, se reflitam em informações atualizadas na página.

    Transparência

    As novas exigências da Lei de Diretrizes Orçamentárias vão ao encontro de uma política que a Advocacia-Geral da União vem adotando desde 2007. A partir daquele ano a Instituição passou a publicar, na internet, dados relativos à execução orçamentária e financeira, compreendendo matérias relativas a licitações, contratos, convênios, benefícios pagos, procedimentos disciplinares, entre outros.

    A seção foi desenvolvida com a finalidade de facilitar o acompanhamento, pela sociedade, dos atos administrativos e despesas da AGU e seus órgãos. Os dados são apresentados de forma detalhada, em linguagem simples e acessível. Além disso, a AGU também disponibiliza por meio de sistemas próprios, dados relativos às suas consultas públicas, às diárias, passagens e benefícios pagos a servidores, bem como informações relativas aos procedimentos disciplinares promovidos pela Instituição.

    Thayanne Braga/Rafael Braga

    • Publicações11300
    • Seguidores165
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações194
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/transparencia-nomes-cargos-e-lotacao-de-membros-e-servidores-da-instituicao-estao-disponiveis-na-internet/1609967

    Informações relacionadas

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 11 anos

    Novo PRU da 1ª Região toma posse com o desafio de alinhar a atuação das unidades da maior regional do país

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 16 anos

    AGU redistribui vagas não preenchidas do concurso da área administrativa

    Caio Altero, Advogado
    Notíciashá 6 anos

    Mapa de Biomas do Estado de São Paulo - Resolução SMA n° 146/2017

    Advocacia Geral da União
    Notíciashá 14 anos

    Procuradoria da União em Santa Catarina inaugura nova sede

    Rafael Mendes Santos, Advogado
    Artigoshá 6 anos

    O contraditório e a ampla defesa no processo administrativo disciplinar

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)