Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

AGU confirma no STJ impossibilidade do Judiciário atuar no lugar no Inpi para declarar alto renome de uma marca

há 11 anos

A Advocacia-Geral da União (AGU) comprovou, no Superior Tribunal de Justiça (STJ), tese defendida por seus procuradores federais sobre a impossibilidade do Poder Judiciário substituir o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi) para declarar uma marca como de alto renome. O caso estava sendo discutido com relação à marca de bebida "Absolut"

A discussão travada dizia respeito à aplicação do artigo 125 da Lei de Propriedade Industrial que dispõe sobre a nova sistemática de reconhecimento do alto renome de marcas. A Justiça Federal carioca havia julgado procedente o pedido feito por V&S&Sprit Aktiebolag para declarar que a marca "Absolut" era de alto renome, com proteção especial em todas as classes, determinando o Inpi a proceder às anotações administrativas.

O Instituto recorreu ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região argumentando que a marca notória, prevista na Lei 5.772/71, passou a ser tratada como marca de alto renome (Lei 9.279/96). Destacou que a decisão judicial violou a Constituição, porque o Poder Judiciário não se substitui ao Poder Executivo, uma vez a autarquia não havia se manifestado sobre o assunto. A ação foi julgada procedente pelo Tribunal Regional Federal da 2ª Região, porém, inconformada, a empresa apresentou recurso especial no STJ.

O Departamento de Contencioso da Procuradoria-Geral Federal e a Procuradoria Federal junto ao Instituto (PF/Inpi) reiteraram os argumentos anteriores e ressaltaram que o Poder Judiciário não pode decidir sobre o mérito do processo administrativo do INPI, mas apenas atuar para que o procedimento seja concluído em tempo razoável.

Os procuradores defenderam, ainda, que as ações do Instituto relacionados com o registro do alto renome de uma marca, por derivarem do exercício de uma discricionariedade técnica e vinculada, podem se submeter ao controle pelo Poder Judiciário apenas no que diz respeito à legalidade e legitimidade do ato.

Por unanimidade, os ministros da 3ª turma do STJ, acolhendo os argumentos da AGU, negaram o recurso da empresa. A decisão reconheceu que é vedado ao Poder Judiciário se manifestar acerca de mérito administrativo de competência do Inpi, sendo facultada apenas para garantir a conclusão do procedimento caso exista alguma inércia da Administração Pública.

O Departamento de Contencioso e a PF/Inpi são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

Ref.: REsp 1.162.281 - STJ

Leane Ribeiro

  • Publicações11300
  • Seguidores166
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações211
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/agu-confirma-no-stj-impossibilidade-do-judiciario-atuar-no-lugar-no-inpi-para-declarar-alto-renome-de-uma-marca/100391792

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)