Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradorias comprovam validade de multa aplicada pela ANP contra empresa que desrespeitou condições de segurança para armazenamento de gás

    há 11 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) conseguiu confirmar auto de infração e multa aplicada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) contra distribuidora que não orientou revendedor sobre condições mínimas de segurança para armazenamento de recipientes transportáveis de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP).

    Inicialmente, a Justiça de primeiro grau havia concedido o pedido da Minasgás Distribuidora de Gás Combustível Ltda. para anular o auto de infração e a multa aplicada em virtude de descumprimento da exigência contida no artigo 7º da Portaria DNC nº 27/1996, sob alegação de que a pena era ilegal.

    Recorrendo ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), a Procuradoria-Regional Federal da 1ª Região (PRF1) e a Procuradoria Federal junto à Agência (PF/ANP) explicaram que a atuação da autarquia foi correta e não abusiva. Segundo as unidades, a atividade reguladora das Agências inclui a imposição de certas medidas a cargo dos entes fiscalizadores, com a parcela de poder de polícia que lhe cabe.

    No recurso, os procuradores federais defenderam que a penalidade aplicada encontra respaldo nas Leis nº 9.478/97 e 9.847/99, que conferiu a ANP a atribuição para fiscalizar, regulamentar e autorizar as atividades relacionadas com o abastecimento nacional de combustíveis, bem como para proteger os interesses dos consumidores quanto à oferta de produtos no âmbito.

    Por fim, reconheceram que o não cumprimento das normas mínimas de segurança na revenda de GLP cria uma situação de risco, diante da potencialidade lesiva à vida, à saúde e ao direito do consumidor.

    O recurso foi negado e a AGU interpôs agravo regimental reforçando que a negativa de seguimento à apelação foi decisão prematura e equivocada, pois o auto de infração foi lavrado em 2000, de forma que a infração administrativa estava expressamente prevista na Lei 9.847/99. Segundo os advogados públicos, o TRF1 já pacificou o entendimento de que as multas aplicadas pela ANP, após a edição da primeira medida provisória (MP 1670, de 24.06.1998), têm fundamento legal e são legítimas.

    A Quarta Turma Suplementar do TRF1 acolheu os argumentos levantados pela AGU e reformou a sentença anterior, julgando improcedente o pedido da empresa autora. A decisão reconheceu que "o auto de infração que deu origem à multa por violação a normas previstas em Portaria Ministerial foi lavrado em momento posterior ao advento da Lei 9.847/99, pelo que rechaça a alegação de ofensa ao princípio da reserva legal".

    A PRF 1ª Região e a PF/ANP são unidades da Procuradoria-Geral Federal, órgão da AGU.

    Ref.: Apelação Cível nº 36434-03.2003.4.01.3400 - TRF1.

    Leane Ribeiro

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações113
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradorias-comprovam-validade-de-multa-aplicada-pela-anp-contra-empresa-que-desrespeitou-condicoes-de-seguranca-para-armazenamento-de-gas/100259047

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)