Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Procuradores demonstram legalidade na adoção de critério de idade para desempate entre candidatos em vestibular no Tocantins

    há 12 anos

    A Advocacia-Geral da União (AGU) obteve da Justiça o reconhecimento da legalidade de critério etário para desempate entre candidatos ao vestibular da Universidade Federal do Tocantins (UFT) para o curso de medicina. O caso estava sendo discutido em ação ajuizada por candidato aprovado em terceiro lugar que exigia a retirada do um ítem do Edital, que estabeleceu o critério de maior idade para desempate.

    As procuradorias Federal no Estado do Tocantins (PF/TO) e a Federal junto à Universidade (PF/UFT) sustentaram que os procedimentos de seleção devem respeitar as exigências do Edital e que o candidato ao inscrever-se aceitou as condições nele estabelecidas.

    Os procuradores apontaram que o critério de desempate pela maior idade é hoje amplamente aceito e adotado nos concursos, buscado salvaguardar o candidato mais velho, tendo em vista as dificuldades de acesso às Universidades. Os procuradores federais citaram o Estatuto do Idoso como garantidor desse direito.

    O juízo da 2º Vara da Seção Judiciária do Tocantins reconheceu a legalidade da norma adotada no vestibular da Universidade e afastou a pretensão do candidato.

    A PF/TO e a PF/UFT são unidades da Procuradoria geral Federal, órgão da AGU

    Ref.: Mandado de Segurança nº 1738-39.2012.4.01.4300 - 2º Vara da Seção Judiciária do Tocantins

    Lu Zoccoli

    • Publicações11300
    • Seguidores166
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações64
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/procuradores-demonstram-legalidade-na-adocao-de-criterio-de-idade-para-desempate-entre-candidatos-em-vestibular-no-tocantins/100122835

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)